segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Já fazia falta uma maratona no Algarve


Há já muito tempo que se dizia que fazia falta uma maratona no Algarve, pois esta região tem as condições necessárias para a realização de um evento desta natureza, só faltava um impulso inicial. Ontem, dia 10 de Outubro de 2010, numa organização conjunta entre a empresa Xistarca, a Associação de Atletismo do Algarve, a Região de Turismo do Algarve e a Câmara Municipal de Faro, realizou-se a primeira edição da Maratona do Algarve. Paralelamente também se realizaram uma meia-maratona, uma mini corrida e uma maratona a dois.

Esta prova, apadrinhada pela campeã olímpica Rosa Mota, realizou-se na região de Faro, iniciou-se na pista de atletismo, percorreu várias ruas desta cidade e atravessou também a zona rural do concelho.

Dado que em 2010 está a assinalar-se o Ano Internacional da Biodiversidade, a Maratona do Algarve quis associar-se a este espírito, apresentando-se como a primeira eco maratona em todo o mundo. O ponto mais significativo desta postura ecológica terá sido o fornecimento de líquidos aos atletas, que foi efectuado em copos biodegradáveis em vez das habituais garrafas de plástico. No entanto esta situação dividiu a opinião dos participantes, pois se para uns a questão ecológica era determinante, para outros esta situação tornava-se menos prática para os atletas.

Quanto ao número de participantes, a adesão foi relativamente baixa, esta maratona não foi comparável às maratonas das grandes cidades, no entanto para uma primeira edição e pelo facto desta região não costumar ter muitos participantes em eventos desta natureza, foi um bom começo.

Esperemos que na próxima edição se verifique maior participação e que esta prova sirva para dinamizar o atletismo no Algarve.




Sem comentários:

Enviar um comentário