Há já muito tempo que se dizia que fazia falta uma maratona no Algarve, pois esta região tem as condições necessárias para a realização de um evento desta natureza, só faltava um impulso inicial. Ontem, dia 10 de Outubro de 2010, numa organização conjunta entre a empresa Xistarca, a Associação de Atletismo do Algarve, a Região de Turismo do Algarve e a Câmara Municipal de Faro, realizou-se a primeira edição da Maratona do Algarve. Paralelamente também se realizaram uma meia-maratona, uma mini corrida e uma maratona a dois.
Esta prova, apadrinhada pela campeã olímpica Rosa Mota, realizou-se na região de Faro, iniciou-se na pista de atletismo, percorreu várias ruas desta cidade e atravessou também a zona rural do concelho.
Dado que em 2010 está a assinalar-se o Ano Internacional da Biodiversidade, a Maratona do Algarve quis associar-se a este espírito, apresentando-se como a primeira eco maratona em todo o mundo. O ponto mais significativo desta postura ecológica terá sido o fornecimento de líquidos aos atletas, que foi efectuado em copos biodegradáveis em vez das habituais garrafas de plástico. No entanto esta situação dividiu a opinião dos participantes, pois se para uns a questão ecológica era determinante, para outros esta situação tornava-se menos prática para os atletas.
Quanto ao número de participantes, a adesão foi relativamente baixa, esta maratona não foi comparável às maratonas das grandes cidades, no entanto para uma primeira edição e pelo facto desta região não costumar ter muitos participantes em eventos desta natureza, foi um bom começo.
Esperemos que na próxima edição se verifique maior participação e que esta prova sirva para dinamizar o atletismo no Algarve.
Sem comentários:
Enviar um comentário