domingo, 25 de abril de 2010

Noras de tirar água e poços

Já lá vai o tempo em que era habitual ver um burro ou um macho a andar à volta da nora com os olhos vendados a tirar água para regar hortas e pomares.
Esta herança da civilização árabe marcou durante muito tempo os sistemas de irrigação da agricultura no Algarve. Contudo, com o aparecimento dos motores de rega, este sistema foi ficando cada vez mais ultrapassado e actualmente a maior parte das noras estão abandonadas e degradadas.
Nas fotografias a seguir, podemos ver o cenário triste encontrado em várias zonas do Algarve, em que pouco ou nada foi feito, para preservar este património cultural da nossa região. Claro que não podemos esperar ver agricultores a utilizar métodos que actualmente são arcaicos, mas poderia haver entidades que estimulassem e contribuíssem para a preservação deste património.






Relativamente aos poços com bomba manual, aconteceu a mesma coisa. Talvez tenham resistido um pouco mais, mas com a expansão da rede eléctrica, as bombas eléctricas substituíram as manuais. Hoje ainda podemos encontram alguns com uma parte do sistema manual, mas estão ligados a bombas eléctricas. Antigamente estes poços espalhados por quase todas as aldeias algarvias eram o centro da distribuição de água, hoje ou estão transformados ou são apenas uma memória.






2 comentários:

  1. Conheci, também no Algarve, algumas noras, mas de outro modelo, neste a besta andava à roda do próprio poço. Semelhante à actualmente ornamenta o Largo dos Chorões em Monchique. Chegui a regar com a água tirada desta maneira. Recordo-me do tlim-tlim da engrenagem, se estivesse a regar e deixa-se de o ouvir, era sinal de que a burra parara por preguiça ou porque tinha adormecido.

    Saúde

    ResponderEliminar
  2. Lindas fotografias, também eu gosto de recordar "como era" no passado.
    Gostei, vou seguir
    Um abraço
    Maria

    ResponderEliminar